quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Hospitais terão qualidade de serviço avaliada em 2013



A partir de janeiro de 2013, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) testará indicadores de qualidade dos hospitais privados do Brasil, a fim de proporcionar ao usuário de planos de saúde, um novo instrumento contendo critérios objetivos que o farão conhecer o produto.
A intenção da ANS é que nos primeiros seis meses a participação seja voluntária, depois disso a medida passará a ser obrigatória para todos os hospitais que pertencem à rede de planos, continuando opcional para os demais. A primeira fase pretende avaliar 42 unidades voluntárias em todas as regiões do país.

Para o diretor de desenvolvimento setorial e diretor interino de normas e habilitação deoperadoras da ANS, Bruno Sobral, esses testes darão subsídio aos usuários de plano de saúde para que eles possam avaliar a qualidade do produto, "a ideia é criar um índice, um gráfico de fácil leitura, para que os dados sejam mostrados ao consumidor de forma clara e simples", comenta Bruno.

Dados da Federação Brasileira dos Hospitais (FBH) apontam que existem 6.690 hospitais no Brasil, destes, 4.548 são particulares e 2.142 públicos. A estimativa é que do total, 20% pertençam às operadoras de saúde.

ANS, juntamente com as operadoras de planos de saúde definiram 26 indicadores de qualidade, subdivididos em seis áreas que avaliarão: níveis de infecção, taxa de mortalidade cirúrgica e neonatal, taxas de ocupação operacional, tempo de espera em urgência e emergência, entre outros que testarão a qualidade do atendimento prestado.

A Avaliação

Os dados coletados durante o mês serão colocados em uma ficha técnica de cada unidade e agrupados por tipo de hospitais que sejam compatíveis, ou seja, estabelecimentos que tenham o mesmo tamanho ou que atuem na mesma especialidade serão considerados compatíveis. 

Os dados também agregarão um banco de dados e passarão por uma auditoria, para que não existam distorções. Após essas etapas os dados serão divulgados para a sociedade, provavelmente, no segundo semestre de 2013.

A avaliação gerará um selo de qualidade que será colocado ao lado do nome da instituição de saúde, no site e no livro de prestadores que as operadoras de saúde entregam aos clientes. Esse selo será concedido ao hospital que atingir uma nota mínima de qualidade. Os estabelecimentos que não atingirem a meta não serão punidos pela ANS. A intenção é estimular a busca por qualidade entre as operadoras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário