sexta-feira, 18 de março de 2011

Fortaleza referencia em Saúde Mental?

quarta-feira, 16 de março de 2011

Saúde Mental em Fortaleza é referência no país

O debate em torno do atendimento em saúde mental foi retomado em plenário, nesta terça (15), pelo líder do governo municipal na Câmara dos Vereadores, Ronivaldo Maia (PT). O destaque que alguns veículos da imprensa têm dado à redução do número de leitos psiquiátricos para atendimento do SUS, na sua avaliação, é um assunto cuja discussão é mais ampla e diz respeito à reforma psiquiátrica. “Um dos objetivos dessa reforma é a chamada “desinstitucionalização” do paciente psiquiátrico, principalmente para que ele possa ser acompanhado pela família, com o apoio de serviços substitutivos como os CAPS e as Residências Terapêuticas”, ressaltou Ronivaldo.
Ele observou que o objetivo da Secretaria Municipal de Saúde é criar leitos para pacientes de saúde mental nos hospitais gerais, cerca de 10% to total, no intuito de que os casos mais graves possam ser internados, ter início do seu tratamento e depois serem acompanhados nos CAPS, sempre com o apoio da família. O líder destacou os notórios avanços na área de saúde mental em Fortaleza, se tornando referência em todo o país. “Todas as Regionais são hoje dotadas de CAPS Geral e CAPS Álcool e Drogas. Duas Regionais já têm CAPS Infantil. A quantidade de CAPS saltou de três unidades na gestão passada para 14 no governo da prefeita Luizianne Lins”, disse.
Visita Ministério Saúde – Ainda no plenário, Ronivaldo Maia informou que Fortaleza está recebendo, ao longo desta semana, a visita de uma comissão do Ministério da Saúde (MS) para o acompanhamento das ações de controle da dengue. A equipe se reunirá com os secretários de Saúde de Fortaleza, Alexandre Mont’Alverne, e do Estado, Arruda Bastos, e com médicos da rede pública. Fará ainda visitas a hospitais e unidades de saúde. Entre os integrantes dessa comissão está o consultor da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Eric Martínez Torres. Fonte:
PT Fortaleza.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário