terça-feira, 15 de março de 2011

Saúde Mental na UTI

Antonio Mourão Cavalcante - Professor Titular e chefe do Serviço de Psiquiatria da Faculdade de Medicina/UFC
a_mourao@hotmail.com


A Psiquiatria é uma especialidade médica, assim como existe a Cardiologia, a Pneumologia e tantas outras qualificações. A Psiquiatria se ocupa dos transtornos mentais; aqueles problemas que envolvem a esfera afetiva, emocional. Podem ser situações simples ou extremamente graves.

Fica evidente que a abordagem terapêutica deve ser a mais abrangente possível. Por isso, preconiza-se a existência de uma rede de assistência envolvendo vários modos e práticas de ajudar as pessoas em sofrimento.

Antigamente, essa assistência se resumia ao hospital. Funcionava como um isolamento social. Exclusão. O advento dos psicotrópicos e o desenvolvimento de variadas técnicas psicoterápicas humanizaram a Psiquiatria tornando-se uma rede com diversos e variados pontos de apoio.

A Emergência continua sendo um dos setores essenciais da intervenção psiquiátrica. Não dá para fechar clínicas especializadas ao sabor das conveniências do gestor público.

Pois a Secretaria Municipal de Saúde, em Fortaleza, resolveu – de uma canetada – excluir da assistência psiquiátrica do Sistema Único de Saúde (SUS) quase 200 leitos psiquiátricos. Duas clínicas em nossa cidade: o Instituto de Psiquiatria do Ceará (IPC) e o Hospital dr. Suliano foram sumariamente fechados. O SUS paga R$ 40 por dia, ainda assim, não tem dinheiro.

A partir de agora, famílias desesperadas rondam a cidade procurando solução para os parentes que deliram e descompensam emocionalmente.

A medida foi tomada sem qualquer escrúpulo e preparo. Na coxa. Pudera, são pobres, socialmente excluídos, mentalmente enfermos. Párias da sociedade. Ninguém irá lutar por eles, nem realizará protestos. Não mexem com as elites... Insinuar que os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) poderão assumir a responsabilidade é uma maneira irresponsável e evasiva de conduzir a Reforma Psiquiátrica.

O doente mental merece respeito. É um ser humano pleno de dignidade. Não se pode voltar aos tempos medievais quando eles eram expulsos da convivência social. Feito o lixo das ruas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário